Em outros momentos foram colocados aqui alguns textos sobre História em Quadrinhos (HQs) com um olhar da psicologia, sobretudo junguiana. A fim de dar outras referências sobre o tema, além do olhar da psicologia analítica, que ofereça contato direto com esse mundo, oferecemos aqui três literaturas básicas para se ter um olhar psicológico sobre as HQs.
Primeiramente não há como entender uma HQs sem conhecer seu mundo. Neste sentido, o livro de McCloud é uma referência indispensável. Ele apresenta toda a trajetória percorrida pelos quadrinhos desde suas raízes mais antigas. Informa sobre os processos e etapas envolvidos na construção de uma HQs. O foco principal, a nosso ver, fica por conta das comparações históricas com as demais representações humanas (pré-formas dos quadrinhos).

Uma outra literatura de grande importância, principalmente por ser nacional, é gerado na colaboração de vários autores. Além de trazer um resumo histórico sobre as HQs pelo mundo e no cenário nacional, o livro também apresenta várias formas teóricas e práticas se de utilizar essas produções como ferramenta para proporcionar conhecimento acadêmico em várias áreas.

Finalizando esta pequena apresentação, um livro que faz literalmente a ligação entre HQs e psicologia. O livro de Assumpção Jr. faz um passeio interpretando os quadrinhos dentro de algumas linhas da psicologia, discorrendo sobre como pode ser lida uma HQs de forma psicológica. Perde um pouco por tentar simplificar conteúdos, o próprio autor diz que o livro não é um trabalho acadêmico. Todavia, vale como referência quando se propõe a relação entre HQs e Psi.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. M. Books, 2004.
RAMA, Angela : VERGUEIRO, Waldomiro : BARBOSA, Alexandre. Et. al. Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. Contexto, 2004.
ASSUMPÇÃO JR. Psicologia e História em Quadrinhos. Casa do Psicólogo, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário