Carl Gustav Jung, um dos fundadores da psicanálise, rompeu com Freud e desenvolveu suas próprias teorias, chamando-as de "psicologia analítica". Este manual situa Jung no contexto de seu próprio tempo, delineia a prática e a teoria da psicologia junguiana na atualidade e mostra como os junguianos continuam a questionar e desenvolver seu pensamento para adaptá-lo ao mundo pós-moderno multicultural da psicanálise contemporânea.
O livro se divide em três seções: as idéias de Jung e seu contexto, que aborda a vida e as descobertas de Jung; a psicologia analítica na prática, que inclui um estudo de caso das três abordagens junguianas (clássica, arquetípica e desenvolvimentista); e a psicologia analítica na sociedade, que mostra como suas idéias foram incorporadas nos estudos de gênero, na literatura, na religião e na ciência política. Inclui, ainda, uma cronologia completa da vida e obra de Jung, listas de leitura e um glossário.
Esta é uma obra de referência indispensável para estudantes e leitores em geral, escrita por uma equipe internacional de analistas e pensadores junguianos de diversas disciplinas. Também será útil para especialistas que desejam informar-se sobre os recentes desenvolvimentos no pensamento e na prática junguianos.
Vemos em toda a obra uma discussão didática e ao alcance de todos que se interessam pelo pensamento junguiano. POLLY, Yong-Eisendrath & DAWSON, Terence (Org). MANUAL DE CAMBRIDGE PARA ESTUDOS JUNGUIANOS. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

Nenhum comentário:
Postar um comentário