domingo, 22 de abril de 2012

Meu Eu Nacional...


Engraçado! Essa é uma forma que encontrei pra definir o que vejo hoje. (E me incluo nessa constatação com meu nariz de palhaço). Dia 19 de Abril, dizem, Dia do Índio; Dia 21 de Abril, dizem, comemoração de uma manifestação de uma Terra Brasilis mais livre, Tiradentes; Dia 22 de Abril, dizem, descoberta da Terra Brasilis pelos portugueses. Alguns estão de acordo outros são só críticas.
Mas o que vejo de engraçado é o fato de que não há espaço para essas datas, e outras mais, em nossas vidas freneticamente corridas.
O que fez com que só agora isso me chamasse a atenção? Simples, as datas são seqüenciais, e não ouvi menção de nenhuma. Nem na tevê, tão preocupada em “esconder” a política nacional. (Coisa que não acredito, afinal, quem quer ver sabe procurar).
Enfim, será que queremos mesmo um bom tratamento e a luta por direitos? Coloco em questão o fato de que criticar é fácil, mas quem presta atenção na história e nas datas comemorativas? Lembro que até pouco tempo atrás o Dia da Consciência Negra era um luxo. Você que lê esta nota, sabe qual o Dia da Consciência Negra sem consultar o tio Google? Sabe o que é comemorado no dia 15 de Novembro, 01 de Maio, 07 de Setembro... Ou só preocupa-se com o feriado? Planejando aquele final de semana prolongado... “E que droga de feriado é esse que cai no sábado?” - Ouvi.
Não entrarei aqui em questão tão batidas de quem sabe os Hinos Nacionais, afinal, do clube de futebol é mais fácil. Nem em outra que pergunta quem já leu a Carta Magna - esses dias alguém me perguntou o que era isso. Para os que não estão informados, também pode ser conhecida como Constituição ou o seu nome mais formal Constituição da República Federativa do Brasil.
Novamente retorno à palavra Engraçado. Engraçado ver a população exigindo tanta coisa, tantos direitos, tantas datas representativas, tantas falas... Se pararmos pra pensar não respeitamos nem a metade do que se apresenta. Então para que reivindicamos tanto? Para satisfazer novamente meu Eu inflado? Para que Eu prove que sou certo, correto, melhor?
Talvez esteja na hora de pensar para que Eu exijo. Será que não estou precisando de auto afirmação? Se isso ocorre, o que me faz, então, exercer essa condição ao outro?
Talvez esteja na hora de apenas lermos e cobrarmos o que já está e não inventarmos motivos para manifestações, comemorações e reivindicações.
Boas comemorações Nacionais... Nessa nação que não se vê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário