domingo, 12 de junho de 2011

ENAMORAR-SE

Hoje é dia dos Namorados e não podemos passar em branco sem darmos um alô teórico aos nossos enamorados e enamoramentos. Pra não perder a forma teórica de sempre, apenas iremos sugerir livros... Levando em consideração que as formas de enamorar e amar estão relacionadas com projeções, estados semipatológicos, complexos, etc... E isso é ótimo, pois comprova de todas as formas que somos humanos e multifacetados. E apenas livros não dariam conta dessa multiplicidade humana, mas não custa a tentativa de buscar alguns.
Parceiros Invisíveis, John A. Sanford, nos apresenta uma discussão sobre nossos lados invisíveis que se manifestam numa relação. Anima e Animus são apresentados como participantes ativos nas relações.

Eros e Pathos, Aldo Carotenuto, nos leva a caminhar sobre a construção amorosa. Entende as relações interligadas por processos conscientes e inconscientes, uma dança na qual muitas vezes não sabemos quais são os passos. Mas isso não impede que adentremos ao mundo simbólico de amores, prazeres, dores e patologias, que podem significar amor, relação e desenvolvimento.
Livro: Eros e Pathos amor e sofrimento

Entender algumas questões envolvidas nas relações e escolhas, principalmente as amorosas, se tornam interessantes quando pensadas como uma possibilidade de desenvolvimento, mas não quando se tornam a única possibilidade de compreender essas relações... Portanto, antes de mais nada, viver, interagir com pessoas diferentes e estar aberto a novas relações são essenciais para um desenvolvimento mais saudável.
O dia dos Namorados pode ser comercial, mas quem vê apenas um lado da situação promove a mesma visão distorcida do fenômeno.
Divirtam-se... Feliz dia dos Namorados... Feliz dia dos Solteiros... Feliz dias...

SANFORD, John A. Parceiros Invisíveis: o masculino e o feminino dentro de cada um de nós. Ed. Paulus, 2002.
CAROTENUTO, Aldo. Eros e Pathos: amor e sofrimento. Ed. Paulus, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário