quinta-feira, 28 de abril de 2011

Nossas mesmas máscaras...

Somos o que... quando somos... eu em nós... Eu sou Legião?!

Simplesmente escolhidos...

A discussão sobre o ódio parece ser o tema da vez. O ódio se mostrando atravéz de preconceitos, assassinatos, espancamentos, variadas formas com a mesma fonte, o mesmo princípio. Talvez, uma mesma temática. Algo pertencente a uma concretude anterior ao humano.

Depois das marcas...

Passamos um “feriadão”! Se pensarmos sobre o que foram essas datas em que demos uma parada no tempo, talvez, percebamos que foram momentos de morte e renovação. Pelo menos para nós aqui no Brasil. Primeiro, Tiradentes, preso, julgado, sentenciado, esquartejado, símbolo de um movimento e possíveis transformações. Continuamos as lembranças com Cristo, preso, julgado, sentenciado, cruxificado, símbolo de um movimento e possíveis transformações.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

E POR FALAR EM MITOS


Como é que se pode viver sem errar o alvo, sem se desviar da meta, sem trair a própria vocação, sem negar o próprio destino, abraçando a oportunidade de desenvolver as próprias potencialidades?
E se acontecer o erro, o desvio, a traição, a negativa... há ainda uma salvação?
Campbell aponta na mitologia um caminho excelente, fantástico e revelador para encontrarmos respostas para essas indagações. Apresenta o antigo que sempre se faz novo porque constitui a essência do ser humano e é fonte de sabedoria perene.
Sim, o mergulho na mitologia só pode nos enriquecer, porque nos vai proporcionar diferentes e reveladoras leituras dos fatos, dos sentimentos, das relações... enfim, da vida. (Contra capa do livro)
CAMPBELL, Joseph. E POR FALAR EM MITOS... Conversas com Joseph Campbell. Campinas, SP : Verus Editora, 2004.