segunda-feira, 15 de março de 2010

Sobre Mitos...

(Trecho do texto Um mito para um Junguiano de Mauro Sérgio da Rocha)

Um homem foi até as profundezas da alma em busca de conhecimento. Lá, ele simplesmente encontrou algo que o impeliu à vida. (Jungre)

Seres fantásticos, formas inimagináveis, diferenciados por suas habilidades e/ou conhecimentos, etc... etc... Assim são as personagens que povoam os mitos, lendas, contos e também fábulas. Pessoas ou animais, às vezes uma junção dos dois, que caminham ou caminharam sobre a terra e que, de alguma forma, deixaram suas marcas no imaginário humano.

Atualmente, o estudo sobre estes seres começa a alcançar importância cada vez maior, talvez pela recuperação de uma história mais antiga, talvez pela psicologia junguiana que busca uma maior compreensão da vida psíquica baseando-se, também, na compreensão do material simbólico contido nestes.

Neste sentido, teoria e fantasia podem caminhar juntas buscando e promovendo a saúde do indivíduo. Noutro ponto, a preocupação com o estudo dos mitos e as subseqüentes criações fantásticas demonstra a relação existente entre o homem e a história, uma forma de compreender seu meio e fatos de sua vida através de um mundo fantasioso.

Seguindo este caminho, ao falarmos sobre mitos, contos, lendas e outras criações que se utilizam de conteúdos simbólicos e imaginários, devemos nos ater a algumas definições tidas como populares e/ou científicas, uma vez que estas se entrelaçam e, às vezes, confundem o pesquisador pouco atento.

Se abrirmos um dicionário com certeza encontraremos uma definição que acalente nossas dúvidas.

Mito: 1. Narrativa de tempos fabulosos ou heróicos; 2. Narrativa de significação simbólica, geralmente ligada à cosmogonia, e referente a deuses encarnados das forças da natureza e/ou de aspectos da condição humana; [...] 5. Idéia falsa, sem correspondente na realidade; [...] 7. Coisa irreal, utopia[i].

Vendo dessa forma, um mito parece simples e alguns podem até pensar que ele é uma coisa tola que não merece maiores explanações. Entretanto, por quais motivos os diversos mitos, até os dias de hoje, encontram espaço num mundo globalizado e dominado pelo cientificismo? Afinal, já segundo Platão, o mito “era uma maneira de traduzir aquilo que pertence à opinião e não à certeza científica”[ii], ou seja, senso comum de pouca importância para o progresso, tendo em vista que apenas a ciência leva ao desenvolvimento – pensamento vigente em nossa sociedade tecnológica.

Permanecemos, então, na mesma questão sobre a importância atual dos mitos, de seu estudo e compreensão.

Se buscarmos na sociedade literalmente objetiva ou no modo de vida moderno pouco teremos a dizer acerca desta questão e tomaremos o mito como simples relato de uma história antiga, algo contado por um homem primitivo.

Todavia, ao aprofundarmos nossas observações às estruturas relacionadas à vida e aos movimentos produzidos pela sociedade, perceberemos que existe um algo a mais. Algo que ultrapassa a individualidade do ser humano e extrapola a simples observação. Quando chegamos a este patamar, podemos, talvez, compreender a estrutura existente por detrás do dado concreto e, neste momento, nos deparamos com um mundo simbólico muitas vezes carente de explanações.

Dessa interpretação do simbólico surge o interesse pelos mitos, uma vez que estes representam o material estruturante dos povos antigos e daqueles que estão em contato com o mundo fantástico e, podemos dizer, inconsciente.

Tomado dessa forma, o mito seria a simbolização de um intenção, ele contem em si motivos e resoluções referentes a um período ou processo histórico interno e/ou externo que se relaciona com a realidade de forma singular.

De acordo com Brandão

Mito, consoante Mircea Eliade, é o relato de uma história verdadeira, ocorrida nos tempos do princípio, illo tempôre, quando, com a interferência de entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir, seja uma realidade total, o cosmo, ou tão-somente um fragmento, um monte, uma pedra, uma ilha, uma espécie animal ou vegetal, um comportamento humano. Mito é, pois, a narrativa de uma criação: conta-nos de que modo algo, que não era, começou a ser.[iii]

Outros mais irão falar. De acordo com Campbell

A mitologia tem sido interpretada pelo intelecto moderno como um primitivo em desastroso esforço para explicar o mundo da natureza (Frazer); como um produto da fantasia poética das épocas pré-históricas, mas compreendido pelas sucessivas gerações; como um repositório de instruções alegóricas, destinadas a adaptar o indivíduo a seu grupo (Durkheim); como sonho grupal simtomático dos impulsos arquetípicos existents no interior das camadas mais profundas da psique humana (Jung); como veículo tradicional das mais profundas percepções metafísicas do homem (Coomaraswamy); e como a Revelação de Deus aos seus filhos (a Igreja). A mitologia é tudo isso. Os vários julgamentos são determinados pelo ponto de vista dos juízes.[iv]

A partir dessa simplória explanação sobre o que seria um mito podemos ter uma vaga idéia de sua abrangência e ligação com a simbologia – explicação da criação do mundo e da natureza, fantasias poéticas, sonhos grupais e arquetípicos, percepções metafísicas e revelações divinas, dentre outras coisas mais. A estrutura presente no mito abrange um sem número de histórias e situações que cativam o homem de todas as épocas e idades. E é neste campo que conhecemos a história de deuses e homens que percorriam a terra envoltos por monstros e situações que mais pareciam provações. Personagens imortais, espíritos, domínios inacessíveis a simples mortais... Etc... etc... Quem não ouviu falar de Hércules e seus feitos heróicos? Quem não quis ser Zeus e dominar o Olimpo? Isso sem falarmos das demais mitologias que podem envolver Odim, Thor e as Valquírias; ou simplesmente ver o mundo pelos olhos de Shiva.

Presentes em todas as culturas, os mitos situam-se entre a razão e a fé, mas são considerados sagrados. Os principais tipos de mito referem-se à origem dos deuses, do mundo e ao fim das coisas. Também há mitos que procuram explicar a origem da sociedade, a posição de um povo em relação aos demais, o pecado original, etc.[v]

Estes são os mitos, pertencem ao nosso mundo simbólico, nossas formas de apresentar algo de um forma diferente, singularmente explicativa. Essa é a relação entre mito e história, entre o mito e os homens, sua relação com o social, como corpo de conhecimento e vivências sedimentadas que ultrapassam gerações. Tem-se nele, e através dele, uma relação íntima entre o real e o fantástico, o vivido e o imaginado, entre os processos externos e internos do homem.



[i] Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Nova Fronteira, 1995.

[ii] CHEVALIER, Jean. Dicionário de Símbolos. José Olympio, 2000.

[iii] Brandão, Junito de Souza. Mitologia Grega Vol. 1. Vozes, 1986. Pg. 35-36. Grifos nossos.

[iv] In. XAVIER, Cristina L. M. Spawn, o soldado do inferno. Pg. 47-48

[v] Grande Enciclopédia Larousse Cultural. Nova Cultura,1998. Pg. 4019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário