segunda-feira, 1 de agosto de 2011

OUTROS 500

O livro Outros 500: Uma conversa sobre a Alma brasileira, de Lucy Dias e Roberto Gambini, oferece uma análise bastante amplificada da Alma do brasileiro. Através de uma conversa entre os autores, ela uma repórter e ele um analista, vai-se descobrindo esse ser nascido da mistura de culturas que, a princípio, não reconhece de forma real e saudável suas figuras paternas e maternas. Neste jogo de relações, são apresentados mitos, formas que estruturaram ou contribuíram para desestruturação desse novo ser que não surgiu nos últimos 500 anos, pós descobrimento, mas que já possuía uma referência arquetípica em suas bases naturais e primitivas. 
É com estes aspectos que os autores vão tecendo o desenvolvimento desse ser brasileiro que atua, ainda hoje, misturado a todo esse arcabouço pouco explorado. Neste sentido, as discussões explanam sobre as possíveis hipóteses que levam o brasileiro a ser como é na atualidade. 
Através de uma visão que leva em consideração fatos históricos e a literatura brasileira, os autores informam, descrevem, analisam, o quanto o ser brasileiro necessita desenvolver sua consciência. Essa consciência de si e do coletivo em que está inserido. Algo a ser construído dentro do modo social que se instala e através de reflexões que o remetam ao passado cultural. 
É com essa perspectiva que o presente livro se apresenta como um retrato real e imaginário do povo brasileiro, ou melhor, da Alma brasileira. 


DIAS, Lucy; GAMBINI, Roberto. OUTROS 500: Uma conversa sobre a Alma brasileira. São Paulo : Senac, 1998.